Eventos
All Saints Day comemorou mais 1 ano de conquistas

18 de dezembro de 2019
TEMPO DE LEITURA
4 MIN

Aconteceu no dia 12/12, no Colabore, a primeira edição do All Saints Day, dia de celebrar mais um ano de conquistas da comunidade All Saints Bay, de promover conexões, conhecimento, oportunidades e projetar ações futuras. O evento, organizado por voluntários do ecossistema, recebeu cerca de 200 pessoas e contou com 6 painéis, 22 palestrantes e 1 fishbowl com oportunidades do mercado. À noite, um Happy Hour super animado com os participantes fechou o evento.

A abertura foi feita pela recém-eleita Presidente da ABAS, Vanessa Vilela, pelo Secretário da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS, André Fraga e pela Secretária da Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECTI, Adélia Pinheiro.

Em seguida, Donjorge Almeida (ABAS), Rafaela Rodrigues (SECIS) e Karina Bezerra (ABAS) falaram sobre a história da All Saints Bay e apresentaram o recorte Salvador do Mapeamento de Comunidades Região Nordeste 2019 da ABS, lançado recentemente. Salvador segue como a cidade com o maior número de startups do Nordeste.

A imprensa marcou presença na primeira mesa Conexões, mostrando o que pode ser feito para melhorar a comunicação do ecossistema de inovação local, como criar interesse do público e tornar a mensagem mais clara. Participaram desse bate-papo Danutta Rodrigues, Editora Chefe do portal G1 Bahia, Rafaela Ribeiro, Chefe de Produção da TV Bahia, Pablo Reis, Gerente de Conteúdo e Inovação e apresentador do Grupo Aratu e Lise Lobo, Diretora de Comunicação da ABASTARTUP.

Representantes de grandes corporações fizeram parte da segunda mesa Conexões para falar de que forma empreendedores e inventores do ecossistema podem levar soluções para os desafios da indústria e grandes empresas. Como promover essa aproximação de quem faz inovação com quem demanda inovação. Estiveram presentes o Bruno Figueiredo, Gerente de Engenharia de Produtos da Ford, Antenor Teixeira, Coordenador de Marketing da AMBEV, Flávio Marinho, Gerente Executivo de Tecnologia e Empreendedorismo do SENAI CIMATEC e Gabriel Salgado, Gerente do Hub de Inovação do Banco do Nordeste. O BNB foi patrocinador do evento, junto com a SECIS.

Depois foi a vez das Startups de Salvador que estão em momento de tração ou expansão no mercado falarem sobre os seus cases, como foi ponto de virada para o crescimento e quais os cuidados necessários para expandir o negócio com sustentabilidade. Fez parte dessa conversa os CEO Josafá (Simplesvet), Rafael (Agilize), Diego (Construcode) e Rodrigo Paolilo (Rede +).

A última mesa, pra fechar com chave de ouro, foi a Afroempreendedorismo e Diversidade como Grande Ativo, formada pelo José Soares, Gestor de Projetos Sebrae, o Paulo Rogério, CEO Vale do Dendê, Hellen Nzinga, confundadora da startup Ecociclo e Igor Leonardo, cofundador da startup Afrosaúde. O painel mostrou o mercado grande e próspero que existe para quem empreende com foco em diversidade, os desafios de ser afroempreededor no Brasil e o que podemos fazer para tornar a nossa comunidade mais inclusiva e diversa.

Após os painéis, houve um Fishbowl (atividade com apresentações curtas) de oportunidades para quem quer empreender, com participação de vários atores do ecossistema dando spoilers para 2020 como: Acelera Cimatec, Aiesec, Founder Institute, Hub Salvador, In Pacto, Liga Universitária de Empreendedorismo, Sebraelab e Secis.