Sem categoria
Bahia recebe um dos maiores eventos da indústria criativa do NE – Scream

19 de novembro de 2018
TEMPO DE LEITURA
7 MIN

Resultado da parceria entre ABMP e Prefeitura de Salvador, evento acontece em espaços simultâneos da capital e deve atrair cinco mil pessoas em dois dias

A capital baiana recebe nos dias 23 e 24 de novembro um dos maiores eventos da indústria criativa já realizados no Nordeste, o Scream – Salvador Creativity and Media Festival. O evento tem como slogan “Mídia, comportamento e criatividade. A Bahia como fonte criativa e geradora de negócios”.

O Scream é uma realização da ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário), que comemora 20 anos de atuação em 2018, em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur (Empresa Salvador Turismo).

Segundo a organização, o objetivo é reunir profissionais e estudantes das mais diversas áreas de comunicação, mídia e criatividade em painéis de debate com grandes nomes do mercado brasileiro, alguns com atuação no exterior.

Serão dois dias com atividades diversificadas sobre diferentes temas como inovação, crise, desafios da comunicação, nova era da mídia, inteligência artificial, startups, assédio, diversidade e muito mais.

Espaços simultâneos

As atividades acontecem simultaneamente em diferentes espaços da cidade, para que o máximo de interessados possa aproveitar a programação. Entre os locais estão o Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e Fera Palace Hotel, todos localizados no Centro Antigo de Salvador.

A estimativa é de reunir aproximadamente cinco mil pessoas durante o festival. Para a programação, participantes com passaporte em mãos têm acesso a todos os espaços nos dois dias do evento. Ao final, todos recebem certificado de participação.

Uma parceria com o Coreto Hype – projeto inspirado em grandes movimentos de ocupação de espaços públicos do mundo – vai garantir atividades nas proximidades dos locais da programação com expositores de música, moda, arte, design, gastronomia, decoração, artesanato e atividades socioculturais.

Na grade, já são 37 nomes confirmados, entre os quais o de Nizan Guanaes, sócio e co-fundador do Grupo ABC, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times; Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante, plataforma de financiamento coletivo, única brasileira ganhadora do prêmio Cartier Women’s Iniative Awards 2017. Candice vai tratar do tema “Inovar em tempos de crise”.

Copo meio cheio

Também está na programação Bob Wollheim, co-fundador da Much More e sócio-fundador do YouPIX. Wollheim, em seu painel, fala sobre “O Copo Meio Cheio da Comunicação”. Outro nome é o de Mauricio Magalhães, presidente da Agência Tudo, sócio-conselheiro do grupo EVA e conselheiro da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. Ele fala no Scream sobre o tema “Criatividade gera valor? Por que não na Bahia?”.

Isabel Aquino, diretora da Heads, fala sobre “TODXS – Um mapa da representatividade de gênero e raça na publicidade”. Cleber Paradela é vice-presidente de planejamento da Sunset Comunicação e professor. Ele fala sobre “Futuro Inteligente: Os próximos 20 anos”. Fábio Freitas (FCB Brasil) vai tratar de “Uma nova era na mídia: Impacto, Dados, Performance”.

Também estão confirmados outros grandes executivos como Ken Fujioka (Ada Strategy), Ana Cortat (HybridColab), Pedro Tourinho (Soko), Antônio Mazzafera (Fera Investimentos), Diogo Oliveira (Youpper), Patrícia Santos (Empregue afro), Jéssica Tauane (Gorda de Boa), Júlia Azevedo (FFIPP), Raul Santa helena (Petrobras), Fabrício Lemos (Restaurante Origem), Lucas Reis (Zygon), Tarcízio Silva (IBPAD), Fábio Duarte e Bruno Duarte (Fit Dance), Duda Magalhães (Dream Factory) e Carol Ayres (Humana).

Segue com Laura Leal (Rede Narrativas), Valéria Lapa (Youpper), Daniel Gaspareti (Mutato), Petrina Santos (Ageeo), Antônio Guerreiro (Grupo Record), Giuliano Chiaradia (SBT), Ana Levy (Kickante), Ian Castro (Intermídias), Lara Thomazini (Strategy Consultant), Leandro Barreto (Sebrae), Lídice Berman (Coreto Hype), Maria Brasil (Essence Branding), Melina Romariz (Propeg), Saulo Torres (Amada) e Tiago Afonso (Grupo Globo).

Potencial criativo

De acordo com a presidente da ABMP, Ana Coelho, o festival pretende explorar o potencial criativo e gerador de negócios da Bahia. “Nossa intenção é proporcionar um espaço de pensamento criativo, de multiplicidade de pontos de vista, que possam se somar para o desenvolvimento de temas vitais para o presente e o futuro da indústria criativa e da comunicação”, disse.

Segundo a presidente, o evento tem a preocupação de colocar em contato profissionais e estudantes, em ambiente rico em compartilhamento de conteúdo, experiências e negócios. “Queremos fomentar ideias, fazê-las circular, e tirar disso tudo o melhor proveito para desenvolver e dinamizar o mercado e fazê-lo melhor e mais qualificado para todos”, explicou.

Scream – Salvador Creativity and Media Festival – tem como apoiadoras instituições como a Abap-Ba (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Sinapro-Ba (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia), CCBA (Clube de Criação da Bahia), Ampro (Associação de Marketing Promocional), Sepex (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior no Estado da Bahia) e Central de Outdoor.

SERVIÇO

  • O quê: Scream – Salvador Creativity and Media Festival
  • Onde: Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e Fera Palace Hotel
  • Quando: dias 23 e 24 de novembro
  • Horário: 8h às 12h; 14h às 20h
  • Quanto: R$ 80 (público geral) e R$ 40 (estudante)
  • Realização: ABMP e Prefeitura de Salvador
  • Mais informações: https://screamfestival.com.br/