Desafios
Empresa baiana vence Prêmio Nacional de Inovação em duas categorias

17 de junho de 2019
TEMPO DE LEITURA
4 MIN

 

A empresa baiana Topos Informática venceu duas das três categorias que disputava no Prêmio Nacional de Inovação, entregue na noite desta segunda-feira, 10, em São Paulo.

Única representante dos pequenos negócios do Nordeste na premiação, a empresa foi contemplada nas categorias  Inovação Organizacional e Gestão da Inovação. Além destas, a Topos concorria na categoria Inovação em Processo.

O empreendimento é atendido pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae em Salvador, no qual passou por um processo de diagnóstico, que avaliou seu grau de gestão e inovação e identificou o potencial de melhoria.

Entre as medidas adotadas, estão implantação de ações de responsabilidade social e ambiental, oferta de novos produtos, troca de conhecimento entre colaboradores e investimento em capacitação.

O CIO da empresa, Ramon Santos, destacou o apoio do Sebrae, por meio do programa, e também da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado, já que a Topos integra o Parque Tecnológico do estado.  “Muito mais que uma comemoração, ficamos com o sentimento de responsabilidade para continuar nesse caminho e fazer ainda mais e melhor pela Bahia, que atualmente é o estado nordestino que tem o maior número de startups na região”, afirmou.

De acordo com Ramon, pensar a Gestão da Inovação como um conjunto de práticas, sistemas, instrumentos normativos e recursos, sejam eles humanos ou tecnológicos, permitiu que a Topos pudesse inovar. Isso garantiu que a organização atingisse novos e melhores patamares mesmo em tempos de crise.

Vale mencionar que um diferencial para o impulsionamento do negócio e da organização na aplicação adequada da Gestão da Inovação e da Gestão Empresarial na Topos Informática foi a criação da aceleradora GetIN, desenvolvida com o intuito de dar suporte a startups e gerar spinoffs de novos negócios, esse modelo de gestão foi reconhecido com o prêmio de inovação em processos.

Atualmente, a aceleradora tem atuado de forma diferenciada, permitindo que o empreendedor se dedique exclusivamente ao seu modelo de negócio, sem se preocupar com a complexidade burocrática das organizações empresariais. A GetIN visa o crescimento das empresas num formato de Centro de Recursos Compartilhados (CRC).

 

Prêmio

Realizado na cidade de São Paulo, durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, o Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Ele tem como objetivo reconhecer os esforços de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil, bem como estimular a inserção de novas iniciativas.

A 8º edição do prêmio recebeu a inscrição de 1.746 empresas, e apenas 24 finalistas.

A premiação foi dividida em cinco categorias: gestão da inovação, inovação em produto, inovação em processo, inovação organizacional e inovação em marketing.

Além disso, foram separadas ainda três modalidades: micro e pequenas empresas (MPEs), médias empresas e grandes empresas.

 

Fontes: Agência Sebrae de Notícias Bahia e Ascom/Secti . Foto Gustavo Morita.