Eventos
Hackathon da Nasa está com inscrições abertas para Salvador

07 de outubro de 2019
TEMPO DE LEITURA
3 MIN

Serão selecionados 250 competidores para o desafio da Agência Aeroespacial Americana, que acontecerá entre 18 e 20 de outubro, no Hub Salvador

Você já pensou em resolver os problemas da Terra e do espaço? Pois acredite que tem muita gente disposta a isso. Tanto que a Agência Aeroespacial Americana realiza, desde 2012, o NASA Space Apps Challenge, uma competição feita simultaneamente em várias cidades do mundo, incluindo Salvador, que desde o ano passado participa do desafio internacional. Referência em inovação na região, o Hub Salvador foi novamente escolhido como cenário ideal para receber o maior hackathon do planeta, que será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro.

No ano passado, a competição reuniu em sua maioria estudantes universitários, startupeiros e profissionais das mais diversas áreas. “Pode participar qualquer pessoa maior de idade, com vontade de resolver um problema da humanidade”, explica Leka Hattori, 44 anos, representante oficial do Nasa Space na Bahia. As pré-inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até 10 de outubro por meio do site www.spaceappssalvador.com.

Após o período de inscrição é feita a seleção dos competidores que participarão efetivamente do evento. No primeiro dia (18/10), começa o bootcamp (palestras) e, no final, equipes de cinco participantes são formadas, escolhem um dos desafios e têm 24 horas para desenvolver uma solução para aquele problema. Depois, cada uma apresenta seu pitch para uma banca de jurados, que pontua os projetos. As duas equipes que acumularem as maiores pontuações competirão na final mundial. Os vencedores são escolhidos pela NASA.  Dentre os jurados, um nome já confirmado é Francisco Costa Neto, CEO, ou melhor, Multiplicador de Alegria da Aviva, detentora de dois ícones do segmento de Turismo e Entretenimento do Brasil: o Rio Quente Resorts e a Costa do Sauípe.

VISIBILIDADE E OPORTUNIDADES

Como prêmio, as duas melhores equipes do mundo visitam o NASA Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. As de maior destaque ganham visibilidade para um mercado com empresas e investidores que buscam novos talentos. “É uma oportunidade de se tornar conhecido para uma empresa do porte e magnitude da NASA, desenvolver habilidades de criação colaborativa e poder ser encubada pela agência.

Além da Bahia, quase todos os estados do Sul e Sudeste e Centro-Oeste do Brasil participam do Hackathon. No Nordeste ainda participam Pernambuco, Paraíba e Ceará. No ano passado o hackathon reuniu 18 mil participantes, em mais de 200 cidades em 75 países de todo o mundo.

SERVIÇO

NASA Space Apps Challenge 2019

Local: Hub Salvador (Comércio)

Data: 18 a 20 de outubro

Inscrições: até 10 de outubro, grátis

Site: www.spaceappssalvador.com