Eventos
Prefeitura lança chamada temática Cidade Conectada

26 de março de 2019
TEMPO DE LEITURA
3 MIN

Com o objetivo de selecionar projetos de base tecnológica que se proponham a melhorar a conexão entre cidadãos, poder público e veículos de comunicação de forma eficiente e transparente, foi lançado na 11 de março, no Hub Salvador, a chamada temática Cidade Conectada, a quarta lançada por meio do Edital de Inovação para a Indústria.

 

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), em parceria com o jornal Correio e SENAI CIMATEC.

 

A nova chamada vai selecionar até cinco empreendedores ou empreendedoras de todo o Brasil que ofereçam soluções inovadoras aos temas propostos: Universalização do acesso à internet; Internet das Coisas (IoT) para conectividade; transparência; e engajamento do cidadão.

 

Os projetos receberão o investimento de R$ 150 mil cada e devem ser executados em Salvador numa duração máxima de 12 meses. Podem se inscrever as startups de base tecnológica, Micro ou Pequena empresa e até Microempreendedor Individual (MEI), desde que possua CNPJ ativo e apresente competência tecnológica para a área.

 

Etapas – A seleção da chamada Cidade Conectada ocorrerá em quatro fases: a fase 1 corresponde à inscrição e avaliação da qualidade, compatibilidade e aplicabilidade das propostas com o desafio temático. Será aceita apenas uma ideia por empresa. Com o resultado da avaliação, haverá ainda entrevistas com o intuito de aprofundar o entendimento dos projetos.

 

Na fase 2 as empresas irão detalhar o plano de projeto com especialistas do SENAI CIMATEC e representantes das instituições envolvidas. As empresas apresentarão um pitch de 3 a 5 minutos sobre o conteúdo produzido para a banca avaliadora, que irá ou não o aprovar.  Se admitido, o projeto segue para a fase 3, na qual será formalizado o acordo de cooperação entre as partes envolvidas.

 

Por fim, na quarta fase, os projetos selecionados no edital receberão o apoio dos órgãos envolvidos para o desenvolvimento de uma prova de conceito, ou seja, um modelo prático que avalia a eficiência da proposta apresentada. Para isso, os projetos passarão pelos processos de validação, desenvolvimento de protótipo e teste.

 

As inscrições podem ser realizadas na plataforma http://plataforma.editaldeinovacao.com.br/ a partir do dia 11 de março, até o dia 25 de abril.

 

FONTE:  Marcelo Gandra Ascom/SECIS-PMS