Eventos
Realizado pela primeira vez em Salvador, Startup On tem recorde de inscritos

28 de fevereiro de 2019
TEMPO DE LEITURA
4 MIN

Salvador recebeu, pela primeira vez, o Startup On, evento que já foi realizado em 14 estados no Brasil e busca discutir o ecossistema de startups, promovendo conhecimento e networking. E os empreendedores de startups na capital baiana mostraram porque o segmento local tem tanto potencial de crescimento.

Startup.On, no Hotel Fiesta. Foto Darío G. Neto ASN Ba.

 

Esta edição do Startup On, que aconteceu na última sexta-feira, 22 de fevereiro, no Hotel Fiesta, bateu recorde com cerca de 400 inscritos.

 

Entre as participantes, estava Vanessa Vilela, que desenvolveu a startup Expers Club, voltada para oferecer um serviço de cliente oculto para restaurantes. A plataforma faz a ligação entre esses estabelecimentos já cadastrados e o consumidor.

 

Quem se interessar em avaliar os restaurantes deve fazer o cadastro no site, agendar o dia e, durante ou logo após a experiência, responder a pesquisa. Ao final, o cliente recebe um voucher que é apresentado junto à conta e ganha descontos que pode chegar até 100% do valor.

 

Vanessa aproveitou o Startup On para trocar experiências com outros empreendedores. Para ela, o evento é um momento importante para atualizar os conhecimentos.

 

“É muito bom poder receber essas dicas e orientações e ainda fazer networking”, afirma a empreendedora, que colocou a startup no mercado em setembro de 2018.

 

Durante a manhã, a programação do evento foi dedicada a palestras com nomes nacionais ligados ao setor de startups, como Iana Chan, da Programaria, de São Paulo, Luiz Gomes, da aceleradora Overdrives, de Recife, e Thales Bueno, da Google for Startups. Pela tarde, os participantes receberam mentorias de 20 minutos.

 

Compartilhamento

 

Ainda na parte da manhã, a baiana Camila Raupp compartilhou sua experiência com a Closet. Compartilhar, aliás, é a premissa da startup que ela e sua sócia, Thaís Godinho, iniciaram, em 2016, o empreendimento.

 

Trata-se de um site de compartilhamento de vestidos e acessórios de festa. É possível tanto alugar, quanto compartilhar. “A sociedade mudou seu comportamento. Não se busca mais apenas consumir por consumir e acumular”, justificou a empreendedora.

 

Camila, em sua apresentação, foi além de sua experiência, destacando também a importância desse consumo consciente. Um exemplo usado na apresentação foi o uso de vestidos para festas de casamento. Segundo a empreendedora, eles são usados por duas vezes e ficam guardados até serem jogados fora.

 

“Somos um closet compartilhado para que esses produtos não sejam simplesmente descartados e possam ser utilizados”, explica.

 

Essa foi a primeira ação viabilizada pelo projeto de Startups do Sebrae Bahia. O gestor do projeto, José Soares, destaca que a instituição está mapeando o perfil das startups na Bahia para atender as demandas e direcionar soluções para os empreendedores.

 

“Ver esse evento com uma grande participação do ecossistema de startups de Salvador mostra que os empreendedores estão interessados nessa agenda de atualização de conhecimento e networking”, destaca.

 

O Startup On é uma realização em parceria entre Sebrae e a Associação Baiana de Startups, com apoio do movimento All Saints Bay.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia.